quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Escalada - a partir de Janeiro 2013



Na expressão mais simples e menos arriscada da Escalada temos a escalada em molinete em muro artificial. As denominadas Escolas de Escalada em parede natural apresentam ainda riscos diminutos. São locais muito frequentados, geralmente com rocha de excelente qualidade, boa acessibilidade, vias curtas (geralmente um único largo) e bem equipadas. Na maioria dos casos os pontos de segurança intermédios e as reuniões estão completamente equipados.
Em oposição e bastante mais arriscada, temos a escalada de montanha, ou alta montanha, em terreno de aventura, com reduzido ou nenhum equipamento instalado, alternância de tipos e qualidade de rocha. As imponderabilidades neste terreno são muitas.
Embora inicialmente a escalada fosse essencialmente um complemento do montanhismo, hoje em dia afirma-se cada vez mais como uma actividade de “ginásio” onde a superação de dificuldade nada tem a ver com o risco.

Modalidades:
Actualmente podemos subdividir esta actividade em três modalidades:
Escalada desportiva – Escalada que privilegia a superação do grau e a segurança; as vias estão equipadas segundo as normas da UIAA e os pontos de segurança já se encontram na parede. Actualmente é sem dúvida o tipo de escalada mais difundido em Portugal.
Escalada clássica – Escalada que privilegia os ambientes naturais e a aventura, muitos dos pontos de segurança tem de ser colocados à medida que se escala e por vezes estão muito espaçados entre si.
Escalada em grandes paredes (Big-wall) – Escalada em paredes de grande dimensão que se prolonga, frequentemente por mais de um dia. é necessário transportar grande quantidade de equipamento e alimentos, especialmente água.

(Definição retirada do sítio Internet da Associação Desnível em 2012/11/08).

- Requer alguma destreza física.
- Idades: 18 aos 45 anos.
- Mínimo de 8 pessoas.
Preços:
- 3 horas - 20 Eur.
- 5 horas - 25 Eur.
- Inclui: seguro, monitorização e acompanhamento permanente, capacete, arnês, descensores e mosquetões.
- Transporte não incluído.
- Locais : Penacova, Góis, Serra do Sicó.


Sem comentários:

Enviar um comentário